Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal para Cantar

Antes de tudo, vamos esclarecer algo. Não é Como Cantar Com o Diafragma, não é Como Cantar pelo Diafragma, também não é Como Respirar pelo Diafragma. Esse texto vai tratar da RESPIRAÇÃO COSTODIAFRAGMÁTICA ou MISTA PARA CANTAR. Não dá para saber Como Cantar pelo diafragma porque não dá para Cantar pelo Diafragma. Eu vou explicar o que é o Diafragma e sua Função, o processo da Respiração e a Respiração mais apropriada para Cantar. Além de te ensinar aqui mesmo, passo a passo, como fazer esse tipo de Respiração.

Não é “Como Cantar com o Diafragma” muito menos “Respirar pelo Diafragma”

Eu coloquei o título assim porque dou Aula de Canto ha um tempão e sei o que e como a galera procura os assuntos. Claro, o intuito é sempre saber Como Melhorar a Voz, Como Aprender a Cantar, Como Cantar Bem e etc. Mas não faz sentido respirar pelo diafrágma, nós repiramos pelos pulmões. E não dá para Cantar com o Diafragma, porque do diafragma não sai som. A voz é produzida, na Laringe, pela vibração das pregas vocais. Eu te entendo já passei por essa fase e eu vou te ajudar agora, vem comigo!

O que é o Diafragma – A coisa   o.O

O Diafragma é um músculo que se encontra abaixo dos pulmões e tem a função de dividir a cavidade abdominal da cavidade toráxica, além de Auxiliar na Respiração. Ele é a própria base para os pulmões. Ele vai dar o Apoio” Viu? Não é Como Cantar com o Diafragma que você deve procurar… 😕

Não pense que o diafragma é todo “fechado”; porque, se fosse, o tórax seria isolado do abdomen. Por isso, o Diafragma possui três aberturas que chamamos de Hiatos: Hiato da Veia Cava, Hiato Esofágico e Hiato Aórtico.

Como o Diafragma se movimenta

A respiração ocorre em dois momentos: inspiração e expiração. A inspiração ocorre quando, por movimentos musculares, o ar entra pelo Nariz (ou boca) e passando pela Faringe, Laringe, Traqueia e os brônquios, chega até os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, o oxigênio passa para o sangue capilar e o gás carbônico toma o caminho contrário. A saída do gás carbônico é a expiração.

No momento de inspiração (quando puxamos o ar), o Diafragma tem um movimento Passivo. Ou seja, ele abre espaço para a expansão do tórax. E quando soltamos o ar, o diafragma tem uma ação Ativa ele se contrai.

Veja o movimento do diafragma neste GIF.

O fato mais importante para quem vai cantar é a Expansão do Tórax. Isso porque ao cantarmos precisamos de uma combinação perfeita entre a pressão e quantidade de ar vindo dos pulmões.

A pressão do ar não pode ser baixa porque se não as pregas vocais não vibram; também não pode ser alta porque a laringe não suporta e você acaba se lesionando. Quando cantamos notas graves precisamos de mais ar do que quando cantamos notas agudas. Esse é o ponto chave para qualquer um que queira saber Como Cantar Bem.

Os Tipos de Respiração – Entenda Agora!

Agora sim, vamos entender o cerne da questão!

Segundo LOUZADA a respiração é classificada em 3 tipos:

Respiração Clavicular ou Costal: nesta, há uma elevação das costelas e não ocorre grande contração do diafragma.

Respiração Diafragmática ou Abdominal: O abdômen fica abaulado e o diafragma se contrai.

Respiração Costodiafragmática ou Mista: neste tipo de respiração o abdômen fica abaulado e as costelas se elevam. Por conta da sua Alta Pressão e Domínio dos Músculos que propicia é possível formar um apoio mais firme, nos servindo como um pilar para uma fonação mais específica como a dos cantores.

 

Evolução da Técnica Vocal – Uso do Diafragma

Já falei várias vezes aqui no Blog que a técnica na música é sinônimo de Inteligência Musical. O primeiro contato com uma determinada Técnica Vocal (A Respiração Diafragmática, por exemplo) é um tanto desconfortável. Porque precisamos pensar muito, fazer esforço mental,  executar cuidadosamente. Mas a Técnica vai se desenvolver da forma que condicionarmos nosso corpo.

Quando ensino aos meus alunos a Respiração Mista, se apresentam dois grandes períodos consecutivos. Um período de Uso Consciente do Diafragma e um período posterior de Uso Inconsciente do Diafragma. Você deve treinar a tal ponto que você não precise mais pensar para Cantar com Técnica, esse é o Uso Inconsciente do Diafragma.

Como Fazer a Respiração Diafragmática – Duas formas simples, fáceis e cômicas!

Duas formas simples, fáceis e cômicas de fazer a Respiração Diafragmática para Cantar são:

  1. Sugar Macarrão: Puxe o ar como se fosse sugar macarrão. Quem diria que o Macarrão te ajudaria a saber Como Cantar Bem :0
  2. Força para fazer xixi: Puxe o ar com a intenção de fazer Xixi. Duvida? Para fazermos xixi a Bexiga precisa ser pressionada. A pressão vem do Diafragma que abriu espaço para os pulmões. Depois você me agradece! 😉

 

Como garantir que estou fazendo certo – Passo a Passo

  1. Ponha a mão na cintura na altura das costelas
  2. Sinta as costelar se elevando
  3. Veja o Abdomen avançando
  4. De frente a um espelho certifique-se de que não está levantando os ombros.
  5. Relaxe ao puxar o ar

Lembre-se de que não é Como Cantar com o Diafragma, nem Como Respirar com o Diafragma. É cantar utilizando a Respiração Diafragmática que é a mais apropriada para Cantar.

 

E aí o que achou deste artigo?

Te convido a tentar fazer essa respiração! Me conte sua experiência aí nos comentários!

 

Leia Também:

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: