Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar Artigo Técnica Vocal

Como Aprender a Cantar Bem Com 5 Dicas de Postura, vc nem Imagina a 2ª

Para quem quer saber Como Aprender a Cantar Bem, corrigir a Postura ao cantar, já desde o início, é de extrema importância. A Postura é um dos fatores mais importantes da Consciência Corporal. Postura é sinônimo de atitude e também é uma maneira de manter o corpo. Uma Técnica Vocal bem estabelecida conta, primeiramente, com uma excelente postura desde a sua primeira aula de canto até a performance musical.

Neste artigo serão abordados os seguintes tópicos:

  • A Limitação da Técnica Vocal pela Falta de Postura;
  • Os Benefícios de uma Postura Que Vão Além do Canto;
  • Como Aprender a Cantar Bem com Postura e alcançar uma Técnica Vocal Memorável;
  • Como Não Errar na Postura e estabelecer a Técnica Vocal;

Mas antes de falarmos propriamente sobre a postura, vamos refletir sobre a seguinte questão.

Quando falamos em instrumentos musicais é comum pensarmos nos mais genéricos, como: violão, guitarra, bateria, piano, violino.

É, no mínimo, interessante o fato de não nos vir à lembrança a Voz ou até mesmo o nosso corpo, quando falamos de instrumentos musicais.

Porém, se formos analisar bem, quando cantamos, utilizamos o nosso corpo para produzir a voz. O corpo é um instrumento e sempre podemos conhecê-lo melhor.

Técnica Vocal Limitada Pela Postura ERRADA

Técnica Vocal limitada pela Postura Errada

 

Mesmo que você ainda esteja somente procurando saber Como Aprender a Cantar Bem, pense que você possui um potencial como cantor.

Se houver algum desarranjo em alguma parte do seu corpo, o seu potencial estará comprometido, visto que o “maquinário vocal” está intimamente ligado a variadas partes do seu corpo.

No decorrer do dia, é comum a voz apresentar diferentes padrões sonoros. Quando acordamos é comum sentirmos o nosso corpo inchado e, inclusive, podemos observar que as pálpebras também ficam bastante inchadas.

Isso ocorre porque, quando deitamos, os líquidos extracelulares são distribuídos uniformemente por todo o nosso corpo.

Conforme o dia vai passando, à medida que ficamos de pé, esses líquidos vão descendo. Resumindo, acordamos inchados e no decorrer do dia desinchamos e à noite voltamos a inchar.

O fato é que isso afeta a nossa voz, porque as pregas vocais também incham. Por esse motivo, a voz fica mais grave.

O ideal é que os cantores evitem compromissos logo pela manhã ou acordem mais cedo para dar tempo das pregas vocais desincharem.

A Sua Postura Revela Quem Voce É

Sua Postura Revela quem você é

Provavelmente, você já viu alguém ficando nervoso ao ponto de perder a voz ou ficar rouca no mesmo instante. Esse fato nos mostra que a voz está ligada à parte física e também à parte emocional.

Uma das qualidades que o cantor necessita desenvolver para evitar fortes influências físicas e emocionais, que afetem diretamente a sua Técnica Vocal, é a segurança ao cantar.

Essa segurança vem do preparo vocal, vem do trabalho da própria Técnica Vocal. A resposta para a pergunta Como Aprender a Cantar Bem é bastante longa, mas com toda certeza se inicia com uma boa Postura ao Cantar, uma boa Postura durante o treino da Técnica Vocal.

Uma Técnica Vocal bem estabelecida conta, primeiramente, com uma excelente postura desde a sua primeira aula de canto até a performance musical.

Segundo o pioneiro em Pesquisas sobre linguagem corporal, em estudo de 1950, apurou os seguintes dados, 7% da nossa comunicação é verbal (somente palavras), 38% vocal (tom de voz, a intensidade, o timbre, ritm…) e 55% Não verbal (gestos, postura, expressões faciais…).

Não é só para quem quer saber Como Aprender a Cantar ou que quer desenvolver a Técnica Vocal. A sua postura revela quem você é!

Sua Postura ao cantar, além de te ajudar a ter uma Técnica Vocal estabelecida, pode afetar pessoas bem sucedidas resultando em boas e novas oportunidades.

Por esse motivo, veja agora qual a Postura Correta ao Cantar; veja agora qual o Primeiro Passo para saber Como Aprender a Cantar Bem.

Como Aprender a Cantar Bem com uma boa Postura E Alcançar uma Técnica Vocal Memorável

Como Aprender a Cantar com uma boa postura e alcançar uma Técnica Vocal Memorável

Do ponto de vista físico, para que a sua Técnica Vocal esteja bem estabelecida, durante a sua prática é necessário que os dois pés estejam firmes no chão, a cintura bem encaixada, os ombros relaxados.

O pescoço deve estar posicionado de forma que haja equilíbrio em relação ao corpo.

É de extrema importância que haja um relaxamento do pescoço, ombros e articulações.

Se mantenha com a coluna reta, sem virar o pescoço para nenhum dos lados, para cima ou para baixo.

É comum que o cantor não saiba o que fazer com as mãos. Deixe-as relaxadas, caídas para o seu respectivo lado. Ou experimente deixar uma caído para seu respectivo lado e a outro ligeiramente à frente do corpo.

Se você estiver cantando sentado, garanta que está com a coluna reta.

Se você estiver cantando e tocando violão certifique-se que o tamanho do violão é apropriado para o seu corpo e que está na altura ideal.

Seguindo essa recomendações, você terá dado o ponta pé inicial para a sua aventura de Como Aprender a Cantar Bem.

Como Nao Errar Na Postura E Estabelecer A Sua Tecnica Vocal

Como não errar na Postura ao Cantar e Estabelcer a Técnica Vocal

Nosso corpo deve estar em equilíbrio ao cantarmos. Esse equilíbrio deve ser buscado durante o seu estudo de Técnica Vocal.

Se tirar uma perna do chão a outra vai tentar compensar.

Se você inclinar o tronco também causará um desequilíbrio e seu corpo, naturalmente, para você não cair, tentará compensar essa diferença.

Não fique olhando para baixo o tempo todo, isso passa muita insegura; evite também ficar de olhos fechado o tempo todo, procure olhar um pouco acima da cabeça da plateia;

Muitos comentem o famoso erro de colocar o queixo para frente numa tentativa de chegar a notas agudas. Nunca faça isso;

Além desse, outro erro muito comum, é o de levantar os ombros enquanto canta. Isso pode gerar tensão no pescoço, o que pode reduzir consideravelmente seu potencial.

Possuir uma postura naturalmente retraída é recorrente para muitas pessoas; a qual o peitoral se encontra para dentro e os ombros muito caídos. Esse, sem dúvidas, é o pior erro de postura. É a forma mais eficaz de “assassinar” a sua respiração na hora de cantar.

Outro erro muito comum que acontece, principalmente em igrejas, é levantar o pescoço ao cantar.

Se o pescoço for esticado o Trato Vocal também será; se o pescoço estiver retraído o Trato Vocal também estará.

Se você não corrigir isto, sua Técnica Vocal estará seriamente comprometida.

  1. Colocar o queixo para frente ou abaixa-lo;
  2. Levantar os ombros enquanto canta;
  3. Ficar com os ombros caídos e o Peitoral para dentro;
  4. Levantar muito o pescoço;
  5. Virar o pé;
  6. Esfregar as mãos;
  7. Entrelaçar os dedos;
  8. Colocar a mão no bolso;

A Postura Que Fara de Você um Cantor de Alta Performance e com Uma Técnica Vocal Invejável

Além da postura física, que é essencial para quem está procurando Como Aprender a Cantar, é imprescindível que o indivíduo saiba como ter uma postura mental durante seus estudos de Técnica Vocal.

A Postura Mental é o que vai reger as suas escolhas. Escolher é fica com a alternativa de maior valor. O estudo da Técnica Vocal visa uma performance mais alta.

O intuito de estudar a Técnica Vocal é cantar em alta performance, mas com facilidade.

O estudo da Técnica Vocal, precisa se tornar um hábito; para que, cantar com técnica, se torne algo natural. Quando você for se apresentar a sua Técnica Vocal deve estar pronta.

Partindo deste ponto de vista, aí vão 3 dicas de Posturas Mentais que você deve ter antes de iniciar seu estudo prático de Técnica Vocal até alcançar a Alta Performance como Cantor.

  • Nosso desenvolvimento, enquanto éramos crianças, era livre de influência estética e acontecia com naturalidade. Aprendemos a andar, falar, correr, ler, escrever… Todos assuntos muito complexos.
    1. A criança só observa e, quando vc menos espera, ela faz igual. Só depois que ela vai ter noção da dimensão cognitiva do seu ato.
    2. Por esse motivo, eu te recomendo: no seu estudo técnico, não fique ansioso para passar pelo os assuntos logo.

 

  • Cantar ou tocar um instrumento requer movimentos refinados e precisamente regulados. Portanto, para uma prática efetiva você precisa estar livre das distrações para conseguir o máximo de concentração: livre-se das distrações como aparelhos eletrônicos e parentes impetulantes;

 

  • Os objetos que os músicos desenvolvem são os seguintes: a decodificação de símbolos, a técnica e a expressividade;
    1. Por isso, pra fechar uma orientação simples e fácil, dica de ouro, todo músico faz assim. Para aprender algo complexo primeiro aprender em pequenas partes ou um objeto de nível mais inferior.

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

 

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: