Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar Artigo Técnica Vocal

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

Pare de ficar ciscando em vários sites. Você vai encontrar o que você precisa, aqui. Existem duas formas de Afinar a Voz. Gravando e utilizando um programa para afinar a voz ou trabalhando sua Percepção Musical.

Se você vai gravar e desafina um pouco, dá pra subir ou descer um pouco a nota no programa, editar, arrumar sua afinação. E se esse for o seu caso aprenda com esse programa clique  aqui.

Mas se você quer cantar afinado, continue lendo o texto. Falaremos Como Afinar a Voz,

Vou falar como fazer para Afinar a Voz, desde Fatores Perceptivos até Fatores Técnicos.

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

Como Afinar a Voz, Como Aprender a Cantar Afinado

Não há como falar de afinação sem antes falar de Percepção Musical. Quem quer saber Como Aprender a Cantar Afinado deve, primeiramente, procurar por Percepção Musical.

Então, muita calma nessa hora. Porque, para entender este assunto, é preciso deixar o imediatismo de lado e entrar de cabeça no processo pedagógico.

Há muita especulação se existem pessoas que nascem com mais facilidade para cantar ou não. Existem fatores genéticos que fundamentam esse ponto de visto.

O fator genético não define quem vai ser bom cantor ou não. Cantar bem vai depender muito mais do estimulo e acesso que o cantor terá.

O treino perceptivo pode, de fato, estimular a afinação de qualquer indivíduo que consiga perceber a mudança de frequência sonora.

Já existe um aplicativo de treinamento cerebral para bebês e crianças chamado Nuryl. O aplicativo tem sido uma prova de que a exposição à músicas com alta informação musical estimula diferentes partes do cérebro dos bebês.

Isso é de extrema importância para o desenvolvimento perceptivo do cantor.

Outra ferramentas que o Cantor sempre deve estar sempre fazendo uso são os Vocalizes. Quando o cantor treina com vocalizes e ele está lidando de forma sistematizada com o Material Musical (escalas e arpejos pra sermos mais precisos).

A grosso modo, a percepção é um recorte do mundo e, pelo fato de cada um ver, o mundo ao redor, a seu modo, existem diferentes percepções que decorrem diferentes opiniões.

É comum ouvirmos questões do tipo: desafinou ou não?

Percepção é aprender através dos sentidos (Sabemos que os sentidos são: olfato, tato, paladar, audição e visão.). E o que a percepção tem a ver com a afinação?

É bem simples, enquanto a percepção musical estuda o reconhecimento dos sons, a afinação é uma forma, um modo cuidadoso de executá-los.

Não é possível executar os sons com precisão sem a capacidade de reconhecer os sons. Para que você saiba como afinar a voz, você necessita de um mínimo de Percepção.

Sendo a capacidade de reconhecer os sons dentro de uma linguagem musical, a Percepção Musical nos proporciona sensibilidade auditiva para distinguir as diferentes Propriedades dos Sons.

Qual o Primero PASSO Para Cantar Afinado

Qual o Primeiro PASSO para Cantar Afinado

O som é a matéria prima da Música, é uma onda mecânica que se propaga pelo ar até os nosso ouvidos e pode ser medido em Hertz (Frequência).

No Século XI, o Monge Guido D’Arezzo deu nome aos sons, sendo as notas como as conhecemos hoje (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Muita coisa aconteceu, mas não vêm ao caso.

As Propriedades dos Sons servem para distinguirmos as diferentes características que um som pode ter.

Os sons possuem 4 propriedades. Pra agora, vou te apresentar somente 3:

  1. Altura: se o som é Agudo ou Grave;
  2. Duração: se o som é Curto ou Longo;
  3. Intensidade: se o som é Forte ou Fraco;

O primeiro passo para Cantar afinado é garantir que você consiga, no mínimo, diferenciar um Som Grave de um Som Agudo;

Se você NÃO conseguir perceber essa diferença: qual som é mais grave e qual som é mais agudo… Você possui um problema de Percepção Musical, o que vai dificultar a afinação.

Porém, se você consegue perceber essa diferença é mesmo assim desafina, talvez sua dificuldade esteja na sua Técnica Vocal. Agora, se você estiver com dificuldades de cantar somente algumas notas, vou te ajudar, te tomar pela mão de verdade, vem comigo.

2 Fatores de Técnica Vocal que te Impedem de Cantar Afinado

Qual o Primeiro PASSO para Cantar Afinado

Embora a Percepção seja o primeiro fator Fundamental para se cantar afinado, só a percepção não vai bastar. A percepção agrega muito a nossa musicalidade, porém, também precisamos trabalhar a nossa Técnica Vocal para conseguirmos executar os sons com mais Facilidade.

Poderíamos listar “N” observações de Técnica Vocal com o intuito de contribuir para a afinação. Porém foram listados apenas dois fatores, dois assuntos.

Respiração

A Respiração talvez seja o assunto mais importante para quem quer saber Como Aprender a Cantar Afinado.

O ar é o combutível da sua voz. Quando o ar, vindo dos pulmões, faz pressão na parte inferior das pregas vocais, elas vibram formando o Som na Laringe.

Se o fluxo de ar não estiver numa combinação perfeita de Pressão e Quantidade, as notas podem não soar e você não vai conseguir Afinar a Voz. Para saber sobre mais sobre o melhor tipo de respiração para cantar, clique aqui;

Articulação

O momento em que a sua música ganha vida é na Articulação. Ela está diretamente ligada ao processo de formação dos sons.

A voz é produzida pela prega vocal e se forma na laringe. Depois dela ressoar a articulação é o momento responsável pela Expressão Vocal, pela formação das palavras.

Um erro sutil de articulação que pode comprometer a sua afinação é elevar demais o dorso da língua ao cantar. Saiba mais sobre 3 erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar.

Existem muitas observações, do ponto de vista Técnico, que poderiam ser feitas, porém seria necessária uma observação de cada caso.

3 Fatores Musicais que te fazem desafinar

3 Fatores Musicais Que te Fazem Cantar Desafinado

Existem 3 Fatores Musicais que te impedem de Afinar a Voz. Para entender, plenamente, estes 3 fatores você precisa ter bastante noção de notas. Mas vou tentar o mais didático possível.

Mulher x Homem

Os homens tem, naturalmente, a voz mais grave que as mulheres. Obviamente, as mulheres tem a voz mais aguda do que os homens.

Se na gravação for um homem cantando, é provável que uma mulher tenha dificuldades de cantar na mesma Altura, porque o homem canta mais grave.

Todavia se for uma mulher na gravação o homem sentirá dificuldade para Cantar na mesma altura. Não conseguirá cantar as notas agudas.

Então, homem não pode cantar música de mulher e vice-versa?

Cantar em um Tom muito Alto (Agudo)

Antes de ir direto ao ponto, vou dar uma breve explicação do que é o tom.

Vamos supor que eu vou dar uma festa e nesta festa só pode ir de azul. Deu para entender que o tom é: Azul. Existem vários azuis, mas o que importa é estar de azul.

Se eu falar que vou dar uma festa e só pode ir de Dó Maior espero que você entenda que o tom é: Dó Maior. Por isso, valerão as notas que estão dentro do Tom de Dó Maior.

O assunto é bem denso, por isso procurei ser bem lúdico.

Seguindo, toda música tem um centro tonal, toda música tem um tom. Eu tenho certeza que alguma criatura ansiosa vai perguntar: QUAL É O TOM DA MINHA VOZ?

Daniel: Depende!

Criatura: Depende do que?

Daniel: Depende da composição, você precisa:

  1. Ver qual é a nota mais aguda da música;
  2. Saber qual a nota mais aguda que você consegue cantar;
  3. Se a nota mais aguda da música estiver acima da sua, você precisará mudar para um tom mais grave.

Aqui estão alguns sinais de que o tom da música está alto:

  1. A Voz “raja”;
  2. Parece que “a garganta vai saltar”;
  3. Querer levantar a cabeça;
  4. Aumentar muito a intensidade, cantar muito forte

Cantar em um Tom muito Baixo (Grave)

O contrário também pode acontecer, por isso certifique-se de que você consegue cantar a nota mais grave da música. O sinais de que a nota é muito grave para sua voz são, por exemplo:

  1. A voz com muito ar (tipo de monstro);
  2. Querer abaixar o queixo

 

Leia Também

Como Aprender a Cantar Bem com 5 Dicas de Postura, Você nem Imagina a 2ª

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: