Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar

Como Cantar Bem – 3 Segredos para Cantar Bem

Hey Daniel Fagundes aqui! ;D Você acredita que não pode cantar bem? No meus 7 anos como Professor de Canto, tive vários alunos que, quando chegaram para mim, acreditavam fortemente que nunca teriam uma bela voz. Eles desejavam muito isso, mas já estavam desacreditados de que isso pudesse se tornar realidade. Notei que o Problema não era eles. O Problema estava na forma que eles ouviam a própria Voz e a “imagem” que essa percepção da própria voz gerava na suas mentes. Esse é um conteúdo muito esclarecedor que vai te deixar mais próximo de saber Como Cantar Bem! Eu vou falar 3 Segredos que Todo Cantor de Alta Performance Disfruta!

 

Inicialmente, entenda que para saber Como Cantar Bem, você precisa conhecer bem e cuidar do seu instrumento. O instrumento do Cantor é a Voz. A Voz é produzida pelas pregas vocais, na nossa Laringe que está situada na garganta.

Esteja você, procurando Técnicas de Canto, Técnicas para Cantar, Como Cantar Bem, sendo Cantor ou se está Aprendendo a Cantar. Se você está lendo esse conteúdo é porque deseja ansiosamente aperfeiçoar a sua voz.

Afim de saber Como Cantar Bem, precisamos segmentar os elementos da Produção Vocal em 3 grupos: Os Fonadores, os Ressonadores e os Articuladores. Em cada grupo desses revela-se um segredo que se der atenção, você irá transformá a sua voz.

Primeiro Segredo Para Como Cantar Bem – Fonadores

 

Se você quer Cantar Bem, o segredo número 1 é: o processo da Produção Vocal deve estar claro na sua mente e seu corpo deve estar condicionado a executá-lo com Técnica. Eu vou te explicar aqui.

O combustível da nossa voz é o ar vindo dos pulmões. O ar deve fluir numa combinação perfeita de pressão e quantidade. Abaixo dos pulmões temos o músculo Diafragma que abre espaço quando inspiramos e é contraído quando falamos ou simplesmente soltamos o ar. Comumente chamam de Respirar pelo diafragma. Para sermos mais adequados, chamamos de respiração diafragmática ou costoabdominal. Este tipo de Respiração, para Cantar, talvez seja o processo mais importante.

Quando o ar pressiona a parte inferior da Prega Vocal, que se situa na Laringe, a voz é produzida. Você já pegou uma bexiga cheia e esticou o bico dela para fazer som? O processo da Produção Vocal é semelhante.  As pregas vocais são como o bico da bexiga, elas vibram com a pressão provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões.

Nesse processo de Produção Vocal, temos uma lista de elementos que participam. Esses elementos chamamos de Fonadores:

  • O Pulmão
  • O Diafragma
  • A Prega Vocal
  • A Laringe
  • Além desses elementos temos os Músculo Intercostais e Extendores da Coluna.

Segredo 2 Como Ter Uma Bela Voz – Ressonadores

Todo mundo quer ter uma voz grande, cheia, forte, brilhante, tudo de bom rs :). Ninguém quer ter uma voz pequena, fraquinha, sem brilho. Por isso, o estudo da Ressonância é fundamental para amplificar a nossa voz. Esse é mais um segredo de Como Cantar Bem.

Olha só essa! Segundo segredinho Jhow! Fonoaudiólogos (GULFIER e SCHLICHTING), no artigo Expressão Vocal e Aprimorameto Auditivo:

Grande parte da beleza e qualidade da voz é produzida pela ressonância que começa na laringe e estende-se pela cavidade oral e cavidade nasal. A voz, originada pelo fluxo de ar vibrando as pregas vocais, é ampliada nas cavidades das vias aéreas superiores. Esta amplificação é denominada ressonância. A ressonância pode ser oral, nasal e mista.”

Você já deve ter visto que o violão tem um buraco e o seu corpo é todo oco por dentro. Podemos chamar essa parte do corpo do violão de caixa ressonadora. Serve para Amplificar o som do instrumento. Assim como o violão tem seu corpo como ressonador, nós cantores também temos os nossos ressonadores. Segue a lista abaixo:

A voz também tem seus ressonadores, são eles:

  1. Fossas Nasais
  2. Faringe
  3. Cavidade Bucal
  4. Entre outros partes do nosso corpo que podem servir como ressonadores;

 

Segredo 3 – Seu Canto Tem Energia? – Articuladores

 

A articulação é mais um assunto de extrema importância para aprender Como Cantar Bem. É horrível ouvir pessoas que não articulam direito certo? Fica difícil de entender e se manter interessado na informação que está sendo passada.

O Terceiro Segredo é: Uma boa articulação dá energia, clareza e veemência às palavras. Muito se fala de Dicção e Pronúncia. Deixe-me clarear esses dois assuntos. Dicção é diferente de Pronúncia. Enquanto a Dicção é uma forma estética a Pronúncia é a escolha dos sons das palavras. Os elementos que participam da articulação, se dividem em duas partes:

Os Articuladores Ativos:

  1. Lábio Inferior
  2. Língua
  3. Palato Mole
  4. Pregas Vocais

Os Articuladores Passivos

  1. Dentes
  2. Lábio Superior
  3. Palato Duro
  4. Palato Mole
  5. Úvula

 

E aí Curtiu? Deixa um comentário aqui embaixo

Se você gostou deste texto, vai gostar ainda mais deste: clique aqui e saiba mais sobre a Respiração Mais Apropriada para o Cantor.

 

Leia Também

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: