Coloque o seu melhor e-mail ao lado e fique sempre atualizado sobre Novos Posts. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Aprender a Cantar Artigo Equipamentos Daniel Fagundes

Microfone Para Cantar – 7 Fatos que Você Precisa Saber Agora para Aprender a Cantar utilizando um Microfone

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Microfone para Cantar

Escolher um bom Microfone para Cantar envolve alguns detalhes e explicações que trarei neste texto. Vou explicar passo a passo como os Microfones funcionam, quais os Tipos de Microfone, algumas indicações de Microfone para Cantar ao Vivo ou em Estúdio de Gravação e algumas Técnicas para Cantar com o Microfone.

O microfone pode ser um grande aliado dos Cantores. Seja você o Cantor de uma Banda, Cantor de Covers no YouTube, Cantor Profissional ou se está Aprendendo a Cantar, é de extrema importância que leia as informações que serão passadas nesse texto.

O Cantor deve fazer uso do microfone sempre que o som de sua Voz não tiver intensidade o suficiente para um determinado ambiente.

O microfone é um transdutor que transforma Ondas Sonoras em Sinais Elétricos.

Para compreender melhor o funcionamento dos microfones e conseguir algum parâmetro comparativo vamos avaliar alguns pontos como:

  • Resposta de Frequência
  • Sensibilidade
  • Sinal x Ruído
  • Polaridade

Resposta de Frequência – Microfone para Cantar

Resposta de Frequência - Microfone para Cantar

Os sons são medidos em Hertz (frequência, ciclos por segundo). Um Som Grave é uma frequência lenta, com poucos Hz. Já o Som Agudo é um frequência rápida, com mais Hz.

A Resposta de Frequência nada mais é do que um limite de alcance. No caso do Microfone para Cantar, a resposta de frequência deve compreender a extensão da Voz Humana.

O ouvido humano é limitado a escutar frequências entre 20 Hz a 20.000 Hz.

Um Microfone para Cantar pode ter uma Resposta de Frequência entre 50 Hz a 15000 Hz. Por que? Porque a Voz Humana não ultrapassar essas Frequência.

Sensibilidade – Microfone para Cantar

Sensibilidade - Microfone para Cantar

A Sensibilidade do Microfone é a resposta dada de acordo com a Pressão da Onda Sonora que incide em seu Diafragma.

Partindo deste ponto você poderá decidir se você deseja captar um som mais forte ou mais fraco; mais ou menos ambiência.

Quanto mais Sensibilidade o Microfone tiver, maior será a quantidade de Sinal.

Existem basicamente 2 tipos de Microfone para Cantar: o Microfone Dinâmico e o Microfone Condensador.

A diferença entre os dois é que o Microfone Condensador é muito mais Sensível do que o Microfone Dinâmico.

O Microfone Condensador capta até os sons mais fracos e mais distantes, coisa que os Dinâmicos não fazem e, por sua vez, são mais resistentes e mais fáceis de manusear.

É mais indicado a utilização do Microfone Dinâmico para Cantar Ao Vivo e o Microfone Condensador para Gravação em Estúdio ou Home Studio.

Vale lembrar que se você está procurando um Microfone para Cantar e seu objetivo é Gravar Cover, eu indico fortemente que comece com um Lapela Omnidirecional.

A lapela Atr3350is da Audio Technica é uma ótima opção até mesmo porque vem com uma placa de áudio para utilização com o Celular, Resposta de Frequência de 50Hz a 18000 Hz, pesa apenas 6g e vem com um fio de 6 metros. O investimento neste item é algo em torno de R$160,00.

O Microfone para Cantar mais utilizado no mundo todo, em performances ao vivo, é o Shure SM58 (investimento em torno de R$800,00 ou $100,00) e o Microfone que indico para fazer gravações é um Condensador AKG Perception 420.

Vale lembrar que o Microfone Condensador necessita da energia da Mesa de Som ou da Interface para funcionar.

Sinal e Ruído

Sensibilidade - Microfone para Cantar

Essa é uma relação que só percebe quem faz gravações. Todo Microfone possui um Ruído Natural do próprio circuito. Aqui está a grande diferença de um Microfone de Qualidade para um Microfone ruim.

Por exemplo: enquanto um dá -76db de ruído em 0db de sinal, o outro, dá -50db de ruído nos mesmo 0db de sinal.

Sabemos o quanto os equipamentos são caros no Brasil. Mas evite comprar Microfones Muito Baratos, principalmente se sua compra for visando o uso Profissional.

Os Microfones de má qualidade geralmente são feitos com periféricos muito ruins o que resultam em ruído forte, ganho fraco e um som abafado.

Polaridade

Microfone para Cantar

A Polaridade indica para qual lado o Microfone está captando. No caso dos microfones condensadores, geralmente, possuem uma chave para mudar essa polaridade que pode ser para um lado (Cardioide), para lados opostos (O Figura 8) ou para todos os lados (Omnidirecional).

Agora que você já compreende melhor o funcionamento do Microfone, vamos falar do Microfone para o Cantor, algumas Técnicas e alguns possíveis Erros que você deve evitar.

Microfone para Cantar – Canto Lírico e Canto Popular

Cantor Popular e Cantor Erudito - Microfone para Cantar

O Cantor Lírico geralmente se apresenta em Grandes Teatros e acompanhados por orquestra.

Ao longo do seu estudo desenvolve sua Técnica Vocal para Cantar sem precisar utilizar um Microfone para Amplificar sua Voz.

Já o Cantor Popular não. Na maior parte dos casos os cantores populares utilizam um Microfone para Cantar.

É importante deixar claro que se o Cantor está utilizando o Microfone não será necessário uma voz tão forte a todo momento.

Mas cuidado para não deixar a dinâmica da Música sempre lá pra baixo. Já preparei um material falando mais sobre a Dinâmica da Música e Expressão Vocal, clique.

Técnicas de Microfones para Cantores

Técnicas de Microfone para Cantores

Para que o Cantor garanta uma boa performance, ele precisa estar em dia com o seu Treino Vocal.

Porém, se ele não dispor de bons equipamentos sua apresentação pode ser gravemente prejudicada, levando o seus ouvintes a duvidarem do seu potencial.

Além de conhecer o microfone que você utilizará em suas apresentações, esteja atento a sua distância e a posição do microfone. Se estiver cantando “baixinho” (fraco) deixe a milimetros de distância.

Caso esteja cantando mais forte deixe entre 2 a 5 centímetros.

Quando estamos aprendendo a Cantar não é bom já começar utilizando o Microfone, porque será o início de um grande período de conhecimento da própria voz.

Nos primeiros contatos com o uso do Microfone para Cantar, é muito comum que o cantor estranhe a própria voz.

Mas não existe nenhum segredo aqui, não será necessário várias e várias aulas para aprender a cantar com o microfone. Invista seu tempo Desenvolvendo sua Técnica Vocal.

Uma técnica muito interessante que eu li no site do meu conhecido Vocal Coach Roger Burnley é mirar as consoantes “p” e “b” para a lateral do Microfone para evitar o “som popping”. Ele ainda diz que você pode treinar isso, mesmo sem ter um microfone, basta ter um recipiente como o de Shampoo.

6 Erros ao Cantar com o Microfone

6 Erros ao Cantar com o Microfone

  • Não conhecer os equipamentos como pedestais, microfones, mesas, PA’s que serão utilizados na sua apresentação;
  • Quando estiver em gravação, cantando com Microfone Condensador não fique mexendo. Esses microfones são muito sensíveis captam até os sons mais fracos;
  • Utilizar um Microfone Condensador para Cantar ao vivo;
  • Não fique colocando o Microfone em contato com a boca, além de não ser higiênico, faz com que o som fique mais abafado, distorcendo o som da sua voz;
  • Evite deixar o microfone distante da sua voz;
  • Não segure o Microfone pela Cápsula.

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Como Aprender a Cantar Bem com 5 dicas de Postura, Você nem Imagina a 2ª

15 Erros que Cantores Iniciantes Cometem

Como Aprender a Cantar com Segurança

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor | Website

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Gostou do artigo?

Seja avisado sempre que tiver posts novos. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.