Coloque o seu melhor e-mail ao lado e fique sempre atualizado sobre Novos Posts. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Aprender Violão Daniel Fagundes

Harmonia Violão – 4 Coisas Que Todo Iniciante no Violão Precisa Saber

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A música pode ser observada em partes: Ritmo, Melodia e Harmonia. A Harmonia trata da combinação de notas. Na Harmonia Violão pode estar o segredo para descobrir como podemos tocar qualquer música no violão.

Se segura porque eu vou te dar 4 dicas do que você pode fazer para conseguir tocar qualquer música. Antes, deixa eu te contar uma história que mostra o contexto que me levou a pensar dessa forma.

 

Eu iniciei como cantor, mas quando comecei a tocar violão meu objetivo era colecionar acordes (coisa de doido rs….), pois pensava que, quanto mais acordes eu soubesse, mais domínio eu teria do instrumento e mais próximo eu estaria de como tocar qualquer música que me aparecesse. De certa forma não estava errado, mas sabia que faltava algo.

Conversava com meus amigos músicos tentando descobrir um método que me auxiliasse, não achei nada. Mas quando iniciei o Curso de Harmonia Violão eu pirei de vez, tudo ficou claro na minha cabeça. As notas evitadas, tudo quanto é tipo de acordes dissonantes, tocar de ouvido, agora eu tinha clareza.

Ah antes que eu esqueça disponibilizei um presente pra você leitor aqui no site: Um dicionário de Acordes com 500 posições de acordes de violão. Basta cadastrar seu e-mail e receber nosso eBook totalmente grátis.

Bom, agora vou compartilhar com você 4 dicas de como tocar qualquer música!

Dê um Palpite certeiro – Campo Harmônico

Como assim? Veja só, já aconteceu de você estar tocando uma música tentando achar as notas ou acorde? Como foi a experiência? São muitos acordes e notas, certo? E se eu te dissesse que tem uma forma de eliminar boa parte de notas e acorde que nem passam perto?

Com o Estudo do Campo Harmônico podemos fazer isso. O Campo Harmônico é um assunto dentro do estudo da Harmonia Violão; Você precisa dominá-lo em qualquer tom; conhece-lo em tríades, tétrades e suas respectivas tensões. Serve como uma espécie de mapa e é fundamental para acharmos os acordes mais rapidamente, além de, auxiliar-nos posteriormente com o uso das escalas e modos, com arranjos, entre outros assuntos…

Eu estou gravando um curso completo de Harmonia Violão, no meu canal do YouTube.

Desenvolva o Dom de Tocar de Ouvido – Harmonia Funcional

A pergunta mais popular da galera é: Você toca de ouvido? E o que é tocar de ouvidoTocar de ouvido é quando só de ouvir o camarada já sai tocando. Isso é possível? Sim mas, como já vimos no tópico anterior, a quantidade de possibilidades de notas ou acordes é enorme, o que nos deixaria meio perdidos.

Então, com o estudo do Campo Harmônico enxugamos um pouco as possibilidades, depois julgamos com o ouvido qual nota ou acorde se encaixa melhor. Dentro do estudo da Harmonia Violão temos um outro assunto chamado Harmonia Funcional.

Esse assunto chama muito mais atenção à parte da Percepção Musical, trata da função dos acordes. No momento da sua leitura, o vídeo de Harmonia Funcional já tenha sido postado no meu canal. Acesse a playlist de Harmonia Violão.

 

Tenha um bom Professor de Violão, que seja um Músico excelente

Nem todo músico é um bom Professor de Violão, mas será que todo Professor de Violão precisar de fato ser um bom músico.

O professor que não é um bom músico pode ser um grande vilão que vai ter fazer fraco e covarde. Palavras fortes, uuh… mas o que quero dizer é que quem vai te ensinar precisa ter “sangue no olho”, pq o estudo da música é denso e árduo e não tem outro caminho a não ser se esforçar todos os dias, incansavelmente e com muito ímpeto.

O professor de violão, que também é um músico proficiente, trilhou o caminho que o levou aonde você quer chegar, isso quer dizer que ele teve experiências que você precisar ter. Experiências das mais diversas, como por exemplo: estudar 10 horas por dia, tocar no limite da técnica, improvisar em cima de harmonias complexas, entre outras. Por isso ele poderá te ajudar.

Escolher um Professor de violão que não é um músico proficiente é o mesmo que escolher um personal trainer fora de forma ou um professor de inglês que não fala inglês.

Entenda que escolher é ficar com a alternativa de maior valor; o que me leva a dica principal deste tópico. Pare agora de fuçar diversos assuntos sobre o seu instrumento, você precisa de um estudo direcionado com um Professor de Violão sério que vai te ajudar a tocar de verdade.

 

Seja Objetivo no seu Estudo – Harmonia Violão

Essa é a dica para você acertar o alvo. Não se apegue ao fato de aprender quantidades de músicas, busque aprender sobre música. A música possui uma linguagem universal e o que acontece em uma música acontece em mais uma pancada de outras músicas. Então, aprenda sobre Música (Harmonia Violão, Teoria Musical, Percepção Musical) e não se preocupe tanto em aprender “Músicas”. Com um tempo, acredite, tudo vai ficar claro na sua cabeça como ficou na minha e você vai aprender a tocar várias músicas num estalar de dedos. Depois disso o céu é o limite.

Não se esqueça eu disponibilizei um presente pra você! Um dicionário de Acordes com 500 posições de acordes de violão. Basta cadastrar seu e-mail e receber nosso eBook totalmente grátis.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor | Website

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Gostou do artigo?

Seja avisado sempre que tiver posts novos. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.