Aprender a Cantar Daniel Fagundes
Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal para Cantar
Antes de tudo, vamos esclarecer algo. Não é Como Cantar Com o Diafragma, não é Como Cantar pelo Diafragma, também não é Como Respirar pelo Diafragma. Esse texto vai tratar da RESPIRAÇÃO COSTODIAFRAGMÁTICA ou MISTA PARA CANTAR e, sendo mais técnico, falaremos do SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO SUBGLÓTICO.
Não dá para saber Como Cantar pelo diafragma porque não dá para Cantar pelo Diafragma. Eu vou explicar o que é o Diafragma, bem como os músculos intercostais e a fita abdominal.
Além do mais, falaremos sobre como os momentos da Respiração, o Apoio (apollo para cantante) o Controle da Fluxo do Ar (Sistema de Pressurização Subglótico).
Desde já é importante lembrar que a Pressão Subglótica é a pressão feita pelo ar na parte inferior das pregas vocais.
Também falaremos como realizar o tipo de respiração mais adequado para cantar, esse artigo conta com um vídeo que gravamos com muito carinho para te auxiliar no aprendizado.
1º NÃO SE DIZ COMO “CANTAR COM O DIAFRAGMA” MUITO MENOS COMO “RESPIRAR COM O DIAFRAGMA”
Eu coloquei o título assim porque, no meu trabalho como Professor de Canto (dando aulas de canto há mais de 10 anos) passei a entender como os alunos procuravam os assuntos. Meu nome é Daniel Fagundes, sou cantor profissional, multi-instrumentista e produtor musical, tenho formação em Canto e em Guitarra Jazz pela EMESP TOM JOBIM.
Entendo que o intuito é sempre saber Como Melhorar a Voz, Como Aprender a Cantar, Como Cantar Bem e etc. Não faz sentido essa frase “respirar pelo diafragma”, pois não é possível tirar o diafragma da ação de respirar, ele sempre está ali cumprindo a função dele.
E não dá para Cantar com o Diafragma, porque do diafragma não sai som. A voz é produzida, na Laringe, pela vibração das pregas vocais. Eu te entendo já passei por essa fase e eu vou te ajudar agora, vem comigo!
O QUE É O DIAFRAGMA?
O Diafragma é um músculo que se encontra abaixo dos pulmões e tem a função de dividir a cavidade abdominal da cavidade toráxica, além de Auxiliar na Respiração.
O Diafragma possui três aberturas que chamamos de Hiatos: Hiato da Veia Cava, Hiato Esofágico e Hiato Aórtico.
Além do Diafragma o controle dos músculos intercostais e da fita abdominal também cumprem um papel importante no controle do fluxo de ar e na capacidade expansiva do tórax.
Viu? Não é Como Cantar com o Diafragma que você deve procurar… 😕
Continue a leitura e você vai aprender exatamente como você deve trabalhar para desenvolver sua técnica de respiração para cantar e como desenvolver seu sistema de pressurização subglótico pode te ajudar a cantar com mais controle e firmeza.
COMO O DIAFRAGMA SE MOVIMENTA
A respiração ocorre em dois momentos: inspiração e expiração. A inspiração ocorre quando, por movimentos musculares, o ar entra pelo Nariz (ou boca) e passando pela Faringe, Laringe, Traqueia e os brônquios, chega até os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, o oxigênio passa para o sangue capilar e o gás carbônico toma o caminho contrário. Ou seja, você inspira oxigênio e expira gás carbônico.
No momento de inspiração (quando puxamos o ar), o Diafragma tem um movimento Ativo. Ou seja, ele se contrai para a expansão do tórax. E quando soltamos o ar, o diafragma tem uma ação Passiva, ele relaxa.
Veja o movimento do diafragma neste GIF.
EXPANSÃO PULMONAR, MÚSCULOS INTERCOSTAIS E FITA ABDOMINAL
Um aspecto muito importante para quem vai cantar é a Expansão Pulmonar e, vale lembrar que, existem casos nos quais o indivíduo possui uma diminuição da amplitude da caixa torácica o que prejudicará diretamente na expansão pulmonar e diretamente no canto.
Portanto além de observarmos o diafragma é igualmente importante treinar tanto a musculatura abdominal quanto os músculos intercostais.
Os músculos intercostais são um grupo de músculos intrínsecos da parede do tórax, ocupando os espaços intercostais. Estes músculos têm um importante papel no mecanismo da respiração.
FLUXO DE AR
Ao cantar precisamos de uma combinação perfeita entre a pressão e quantidade de ar vindo dos pulmões. É preciso controlar o Fluxo de Ar.
A pressão do ar não pode ser muito baixa porque se não as pregas vocais não vibram (sem pressão subglótica não tem som); também não pode ser alta porque a laringe não suporta e você acaba distorcendo o som, podendo até mesmo se machucar.
Outro fato importante é que a medida que cantamos notas mais graves a prega vocal encolhe e quando cantamos notas mais agudas a prega vocal estica e o fluxo de ar cumpre um papel importante sobretudo para quem quer aprender Como Cantar Bem.
COMO A VOZ É PRODUZIDA E QUAL A MELHOR RESPIRAÇÃO PARA CANTAR?
Agora sim, vamos entender o cerne da questão!
A Fonação é o momento inicial da produção Vocal.
Tudo começa quando, dentro da laringe, o ar pressiona a parte inferior das Pregas Vocais fazendo elas vibrarem. O equilíbrio entre o fluxo de ar e a resistência da prega vocal é o que chamamos de pressão subglótica (respiração).
A pressão subglótica, acontece abaixo da prega vocal de maneira intensa ou mais relaxada dada pela resistência da prega vocal;
Trabalhar a pressão subglótica é buscar o “apoio” dado pelo controle da pressão do ar; A musculatura envolvida no apoio é responsável pela pressão sub-glótica.
Quando cantamos um C2 (dó2), nossa prega vocal vibra aproximadamente 131 vezes por segundo. O alcance vocal varia numa faixa de extremidade entre aproximadamente 65Hz e 1790Hz, essa variação entre o grave e o agudo ocorre com o estiramento da prega vocal.
Você já teve a experiência de pegar uma bexiga cheia e esticar o bico dela para produzir um som? O momento da Fonação é semelhante.
Situadas no interior da laringe, as pregas vocais são tecidos de músculos, envolvidos por uma mucosa. Em um sentido mais conotativo, a prega vocal é como o bico da bexiga; elas vibram com a pressão provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões.
Dentre alguns pontos que podem influenciar o som da nossa voz, temos: a posição da língua, do palato mole, dos lábios, da mandíbula, além da contração e relaxamento de alguns músculos.
Segundo LOUZADA a respiração é classificada em 3 tipos:
Respiração Clavicular ou Costal: nesta, há uma elevação das costelas e não ocorre grande contração do diafragma.
Respiração Diafragmática ou Abdominal: O abdômen fica abaulado e o diafragma se contrai.
Respiração Costodiafragmática ou Mista: neste tipo de respiração o abdômen fica abaulado e as costelas se elevam. Por conta da sua Alta Pressão e Domínio dos Músculos que propicia é possível formar um apoio mais firme, nos servindo como um pilar para uma fonação mais específica como a dos cantores.
Para auxiliar no entendimento assistam a esse vídeo:
EVOLUINDO NA TÉCNICA VOCAL – O USO DO DIAFRAGMA
Já falei várias vezes aqui no Blog que a técnica na música é sinônimo de Inteligência Musical. O primeiro contato com uma determinada Técnica Vocal (A Respiração Diafragmática, por exemplo) é um tanto desconfortável. Porque precisamos pensar muito, fazer esforço mental para executarmos os exercícios de maneira cuidadosa. Mas a Técnica vai se desenvolver da forma que condicionarmos o nosso corpo.
Quando ensino qualquer tipo de técnica vocal para os meus alunos, se apresentam dois grandes períodos consecutivos. Um período de Uso Consciente da Técnica que é quando você precisa dedicar mais tempo e atenção e o outro período é o Uso Inconsciente que é quando a sua técnica já foi consolidada.
Uma vez que você consolida a técnica vocal será necessário apenas uma ativação dos sistemas para a voz funcionar facilmente.
Você deve ter como objetivo trabalhar a sua respiração até o ponto no qual não será mais necessário pensar na “técnica de respiração para cantar”. O objetivo é conseguir fazer no automático e esse é o Uso Inconsciente do Diafragma.
DUAS FORMAS FÁCEIS E SIMPLES DE SE FAZER A RESPIRAÇÃO COSTODIAFRAGMÁTICA E APRENDER “COMO CANTAR COM O DIAFRAGMA”
Duas formas simples, fáceis e cômicas de fazer a Respiração Diafragmática para Cantar são:
- Sugar Macarrão: Puxe o ar como se fosse sugar macarrão. Quem diria que o Macarrão te ajudaria a saber Como Cantar Bem :0
- Força para fazer xixi: Puxe o ar com a intenção de fazer Xixi. Duvida? Para fazermos xixi a Bexiga precisa ser pressionada. A pressão vem do Diafragma que abriu espaço para os pulmões. Depois você me agradece! 😉
PASSO A PASSO PARA FAZER A RESPIRAÇÃO CORRETA NA HORA DE CANTAR
- Ponha a mão na cintura na altura das costelas
- Puxe o ar e sinta as costelas se elevando
- Puxe o ar novamente e sinta as costelas se elevando e o Abdômen avançando
- De frente a um espelho certifique-se de que não está levantando os ombros.
- Relaxe ao puxar o ar, qualquer tensão não será bem vinda
Lembre-se de que não é Como Cantar com o Diafragma, nem Como Respirar com o Diafragma. É cantar utilizando a Respiração Diafragmática que é a mais apropriada para Cantar.
E aí o que achou deste artigo?
Te convido a tentar fazer essa respiração! Me conte sua experiência aí nos comentários!
Leia Também:
Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado
3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar
Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram
Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal
Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar
Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem
Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais
5 Comentários