Aprender a Cantar Artigo Técnica Vocal Daniel Fagundes
Como Aprender a Cantar com Segurança
Você pode facilmente usar esses 6 Simples Toques para Aprender a Cantar com Mais Segurança.
O que eu vou dizer aqui não é um achismo, vem da minha experiência como Cantor, Músico Instrumentista, Produtor Musical e Professor.
Tenho certeza que esses toques vão te ajudar a ser um Cantor mais Organizado, Preparado, Expressivo e Mais Seguro.
Sempre que atendo os meus alunos eu procuro frisar esses pontos desde as primeiras aulas.
Depois, eles voltam me agradecendo por eu ter dado esses toques que, na verdade, são mais fáceis e mais óbvios do que você pode imaginar.
Quando falamos de Como Aprender a Cantar com Segurança, pensamos em um Cantor ou Cantora que chega e se mostra dono da situação. Ele(a) prende a atenção do seu público, dita a dinâmica de uma canção, conhece todas as seções da Canção e mostra que tem total domínio da situação.
Portanto um Cantor mais Seguro é um Cantor que está preparado.
Por essa razão, vou te dar 3 toques aqui que, com toda certeza, vão te ajudar a saber Como Aprender a Cantar com Mais Segurança.
Quando respirar?
O primeiro toque para Aprender a Cantar com Segurança parte de uma dificuldade que o Cantor Iniciante tem em saber a hora certa de respirar quando está cantando.
Um erro muito comum é respirar no meio de uma frase fazendo com que a mesma perca o sentido.
Outro erro muito comum é simplesmente não respirar.
Para resolver isso, pegue a letra da música que você vai cantar e marque os pontos de respiração, o momento que você deve respirar. Vale lembrar que existe uma Respiração Correta para o Cantor, saiba mais em Como Aprender a Cantar com o Diafragma.
Como exemplo, peguei música Eu Sei Que Vou Te Amar do Tom Jobim
Eu Sei que vou te Amar
(Respire)
Por toda minha Vida eu vou te Amar
(Respire)
É assim por diante
Não sei se você já percebeu, mas o ritmo da nossa fala é mais ligeiro do que o ritmo do nosso Canto.
Sabe quando você chega no final da frase e falta ar? Existem dois motivos muito prováveis para que isto aconteça.
Talvez, uma razão pela qual isso acontece, seja a diferença entre o ritmo da Voz Falada e o ritmo da sua Voz Cantada, como eu escrevi acima, mas o principal motivo, talvez seja porque a sua respiração não foi trabalhada com a intenção de te dar o suporte necessário para a prática do Canto.
Como Aprender a Cantar Respirando Corretamente
Primeiro, você precisa saber se o seu ar está sendo suficiente para a Prática do Canto e se está conseguindo Respirar corretamente.
Vamos fazer um exercício simples, para testar nosso fluxo de ar.
Você vai pegar um pedaço de papel higiênico (todo mundo tem papel higiênico em casa Rs) e vai assopra-lo em direção a parede, tentando mantê-lo na parede apenas com o seu sopro.
Se você conseguir manter o papel na parede por 10 segundos ou mais sua respiração está ok. Basta identificar os momentos corretos para respirar e é sucesso.
Para continuar neste assunto, recomendo fortemente que leia este Texto sobre a Respiração mais Apropriada para quem quer Cantar.
Neura de Cantar Notas Agudas
Continuando, um outro fator que pode tornar os Cantores muito inseguros é ter medo de Cantar Notas Agudas.
Alguns Cantores se chegam a se apossar de um sentimento de frustração por não conseguirem executar Notas Agudas.
O Canto não é a Arte de Cantar Notas Muito Graves ou Notas Muito Agudas. O Canto é a Arte de se expressar utilizando a Voz dentro de uma Linguagem Musical.
Portanto você deve se preocupar, antes de tudo, em acrescentar musicalidade a si mesmo.
Mas, se você quer saber Como Aprender a Cantar Notas Agudas, vou te dar um toque de Mestre nesse 3º tópico:
Vamos treinar a Famosa Voz Salmodiada.
Isso mesmo, a voz que os Padres fazem na Missa.
Quando a gente treina a Voz Salmodiada, estamos trabalhando a nossa projeção; Cantando uma Nota Grave e em seguida dando um salto para a Nota Aguda de uma forma mais suavizada.
Para evitar termos medo das notas agudas e sem a pressão e sem a influência da vaidade de quando estamos Cantando uma Música.
Dentro do meu curso, gravei um vídeo no qual eu explico Como Aprender a Cantar Notas Agudas sem Medo, na mesma aula a qual eu explico Como Fazer a Voz Salmodiada.
Com esse exercício, por se tratar de um movimento simples, no qual podemos fazer com bastante calma, tenho certeza que você poderá prestar mais atenção na sua projeção, respiração, etc.
Dinâmica Musical e a Expressão Vocal
Você já deve ter visto alguém ficando nervoso ao ponto de perder a própria voz.
Isso ocorre porque nosso corpo reage de acordo com o nosso estado emocional.
Em circunstâncias de nervosismo, ansiedade, perigo, tristeza, entre outras, o seu padrão vocal pode mudar, podendo deixar, por exemplo, a sua voz trêmula ou ofegante, mais forte ou mais fraca.
O seu padrão vocal pode mudar a dinâmica de uma cancão, podendo trazer uma interpretação um pouco contraditória.
Ao cantarmos deve haver expressão na nossa Voz. Expressão Vocal é o mesmo que ter uma Entonação Especial. Treinar um pouco a Articulação Vocal poderá ser de grande ajuda aqui. Neste texto eu escrevi Como Aprender a Cantar utilizando a Articulação Correta.
Por exemplo, uma canção alegre pode facilmente se tornar uma canção triste se não houver energia o suficiente no momento da execução.
Um erro muito comum é começar a música com toda a energia e deixar morrer no meio do caminho.
Ou, até mesmo, cantar a música inteira com a mesma dinâmica. Isso pode ser cansativo para os ouvintes.
Esteja certo de tudo que fará
Um grande erro que Cantores Iniciantes cometem é não saber a forma (a métrica) da música. Aprender a Cantar com Segurança também envolve dominar o Repertório.
Você deve saber se tem introdução, de quantas seções a música é composta, pergunte ao músico qual é o tom que você está cantando. Se possível, saiba a letra inteira decor.
Esteja certo de tudo que você fará.
É claro que com isso você também ganha confiança.
Sempre Tenha a Letra Impressa
Aquele esquecimento maroto pode surgir a qualquer hora, pode ser a música que você mais gosta de Cantar, pense que isso sempre pode acontecer.
Evite o Mico de esquecer a letra na hora da apresentação. Imprimir as letras é uma dica Simples, mas o valor a ser levado em consideração aqui é a Organização e com toda certeza nos indica Como Aprender a Cantar com Segurança.
E por que eu falei impressa?
Uma vez fui Cantar em um Casamento e o Ipad do cerimonialista esquentou e só voltou depois que já havia terminado o evento.
Resultado: ele passou a maior vergonha da vida dele.
Por isso, se você é da tecnologia, faça do seu celular, do seu Ipad/Tablet o reserva do seu material. Antes de uma apresentação, imprimo ass letra do meu repertório, monto a minha pasta (ah, eu gosto de Imprimir as letras do site letras.mus.br).
Condicionamento Vocal
No momento no qual você for cantar, não será a hora de pensar: agora eu vou respirar assim/assado, vou abaixar mais laringe, mandar menos ar, prestar atenção nas vogais que tenho dificuldade.
Não! Sua técnica vocal deve estar pronta, para quando você for cantar e que a sua preocupação seja, somente, se expressar de uma forma a se conectar com as pessoas.
Poucos buscam informações para aperfeiçoar o próprio Canto, mas se você está aqui é porque realmente está interessado em Como Aprender a Cantar com Segurança, Como ser um Cantor mais Seguro.
Por isso, quero te convidar a Participar do nosso Grupo Vip que recebe E-mails Exclusivos.
Basta Cadastrar seu melhor e-mail na lateral, no topo ou no final da página.
Leia Também:
Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado
3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar
Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram
Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal
Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar
Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem
Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais
Como Aprender a Cantar Bem com 5 dicas de Postura, Você nem Imagina a 2ª
15 Erros que Cantores Iniciantes Cometem
Seja o primeiro a comentar!