Coloque o seu melhor e-mail ao lado e fique sempre atualizado sobre Novos Posts. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Aprender Violão Artigo Daniel Fagundes

A Escola de Música – A Conspiração Parte 3

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Escola de Música na Conspiração

Escola de Música

Vimos que os Alunos chegam nas escolas de música agravados e “inflacionados” pelo Mercado Fonográfico; estando bloqueados, sendo imediatistas e sem foco lidam com, bascicamente, dois tipos de professores; aqueles que tem um posicionamento quanto a essas falhas dos alunos e aquele que não consegue enxegar ou se faz de cego quanto a essas questões. Mas qual será o posicionamento da Escola de Música? Para entendermos melhor, te convido a observar a relação da Escola com os Alunos e Professores.

Escola de Música x Aluno

Escola de Música

Vamos começar observando a relação da Escola de Música com o Aluno em três pontos:

  1. Sabemos que Aprender a tocar qualquer instrumento, aprender a tocar violão, até aprender a Cantar não é fácil. Todos sabem que para aprender é necessário se dedicar intensamente, mas fazem vista grossa. A Escola de Música, então, prefere mascarar esse fato, difundindo a ideia de que aprender nem é tão difícil assim.
  2.  Por causa do Imediatismo dos alunos, a Escola de Música promete que o Aluno vai aprender a tocar rapidamente. O fato é que o processo de aprendizagem musical, além de ter um período de daptação longo, não tem fim.
  3. A Escola de Música sabe que falta de foco é um problema existente dos alunos, isso aumenta o número de desistentes dos cursos. Como medida, numa tentativa de manter o Aluno dá descontos, cria eventos desesperados e desorganizados, repõe aula que não deveria repor, dentre outros pontos. Em resumo, entra em consonância com a ansiedade do aluno e busca freneticamente alcançar bons resultados quando deveria pensar em como manter os resultados.

Escola de Música x Professores

Escola de Música

Quando escrevi sobre os Professores na Conspiração, destaquei 2 Perfis: O primeiro é aquele Professor, que ao enxergar a “manobra” do Mercado Fonográfico, não se dobra, não se deixa levar, mas se posiciona. O segundo é aquele que não consegue enxergar essa “manobra” e deixa o aluno, que por sua vez chega à Escola agravado por essa Indústria, conduzir a aula (para ler mais, clique aqui).

Diante disso, vamos observar o posicionamento da Escola em relação ao professor que se posiciona, somente o primeiro perfil.

O Professor que se posiciona possui didática, segue uma sequência cronológica dos assuntos, tem teoria e prática, monitora os resultados. A Escola de Música se sente ameaçada por esse profissional. Com toda certeza, os alunos que derem a sorte de encontrar com um professor assim, o terão como referência. A Escola teme que, quando esse professor for embora, os alunos o sigam. Porém, se a Escola de Música apresenta boas condições e respeita esse profissional, ela o terá durante muito tempo.

 

Conclusão

O objetivo destes 3 textos foi somente fazer uma análise da instituição a qual tem o poder de fazer a qualidade da Música no nosso País ascender. Abri o meu ponto de vista e mostrei algumas difuldades e a qualidades dos 3 coadjuvantes desta conspiração. Espero ter ajudado os alunos que estão aprendendo a tocar violão, os professores de violão e as Escolas de Música.

E eu quero muito saber a sua opinião sobre este assunto, deixe sua opinião nos comentários!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor | Website

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Gostou do artigo?

Seja avisado sempre que tiver posts novos. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.