Coloque o seu melhor e-mail ao lado e fique sempre atualizado sobre Novos Posts. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Aprender Violão Daniel Fagundes

2 Formas de Aprender a Tocar Violão – Inacreditável

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aprender a Tocar Violão – Como fazer?

Neste texto você vai aprender tudo o que precisar saber para Aprender a Tocar Violão.

 

Técnicas para Cantar

É possível aprender sozinho?

A ideia de Aprender a tocar Violão sozinho é intrigante. Tudo o que aprendemos neste universo, ao menos uma pequena parcela, aprendemos com alguém. Nós falamos conforme o que ouvimos quando éramos criança. Temos costumes que aprendemos durante a vida e, até hoje, eles mudam.

Posto isto, temos a ideia de que estamos em constante processo de aprendizagem. Isso nos faz pensar: A partir de quando, posso dizer que eu aprendi a Tocar Violão?

Qualquer resposta seria subjetiva, porque sempre teremos que lidar com situações desconhecidas, sonoridades que ainda não foram exploradas etc. Cada caso é um caso e as possibilidades de Composições Musicais são infinitas, nunca aprenderíamos todas as músicas.

Se nunca aprenderemos tudo, o que devo fazer? Calma! Eu Vou te Ajudar!

Aprender a Tocar Violão

 

Existem basicamente 2 (duas) formas de se Aprender a Tocar Violão:

A primeira seria Aprendendo Músicas, mas acredite: você não vai passar disso. Esta é a forma mais escolhida pela galera. Talvez porque seja extremamente prático, já começa com a mão na massa. Depois de uns 10 anos eles percebem que pularam alguns assuntos importantes. Gosto de pegar o exemplo de alguns idosos que sempre me falam: Olha só, se eu tivesse aprendido assim quando era Jovem…!

A segunda forma de Aprender a Tocar Violão é a que todo mundo corre. Porém, essa é a forma que você vai aprender a tocar violão pra valer. Esta opção implica em você Aprender a Manipular o Material Musical pelo seu Instrumento. Quando você consegue fazer isso, você demonstra que tem domínio e controle sobre a música.

Esta segunda forma que te apresentei, se diferencia da seguinte forma: você vai começar a enxergar como o material musical é aplicado nas músicas. Com isso, você vai aprender um padrão que se repete de acordo com os estilos. Aí é só alegria! Você vai aprender muito mais músicas com muito mais facilidades.

Como Dominar o Material Musical

Abaixo eu escrevi quais temas você deve Estudar para conhecê-lo:

Estude Teoria e Estruturação

No Estudo da Teoria Musical você vai aprender assuntos de extrema importância como:

Leitura Musical: vai te ajudar no entendimento de diversos mecanismos da música, vai acelerar o compartilhamento de informações musicais. Se você não der importância para este ponto você vai perder muito tempo toda vez que for aprender qualquer coisa. Quem quer aprender a tocar violão  pra valer deve aprender o quanto antes como ler Partitura e Tablatura também.

Intervalos: Aprender intervalos é o verdadeiro pulo do gato no violão. Depois de aprender sobre os intervalos, você passa a entender a simetria no braço do violão. Aí você vai entender que quando aprende 1 aprende 12. Yeyé Malandro é malandro kkk.

Escalas: A escala vai ditar quase todas as notas que você pode acrescentar ou não. Tudo que é feito na música é feito baseado em uma escala. A Escala Maior por exemplo é composta por 7 graus (Dó Re Mi Fa Sol La Si). Você precisa conhecê-la em qualquer Tom.

Entre outros assuntos

Estude Harmonia   Violão

Aprender a Tocar Violão

Se você ainda não sabe, vou adiantar para você. O violão é um instrumento Melódico e Harmônico, por isso a Harmonia é um assunto que deve ser tratado com o maior carinho. Dentro da Harmonia Violão estudamos:

Os Acordes: Melhor do que aprender acorde por acorde é aprender como montá-los. Assim você vai aprender uma infinidade deles. Além de aprender a monta-los é importante ser íntimo das diversas sonoridades. Busque se tornar um grande manipulador de sonoridades. Receba nosso eBook de Acordes gratuitamente.

O Campo Harmônico: “Campo” no sentido de limitação. Aqui entendemos as limitações dos Acordes e das suas relações. Cada grau da escala vai gerar um Acorde no Campo Harmônico.

Função dos AcordesCada acorde do Campo Harmônico tem a sua Função. Aqui estudamos a função de cada grau do Campo Harmônico.

Entre outros

Técnica é igual dinheiro

Aprender a Tocar Violão

O que você precisa saber sobre a Técnica é que ela vai ser uma espécie de luz no fim do túnel. Você tem que ter quando precisar. Tem vídeos no Youtube que mostram mais de 100 Técnicas. É extremamente difícil desenvolver todas de uma só vez, principalmente quando está iniciando. Foque em ter um som limpo e preciso.

Lembre-se que técnica não é tudo. Sempre digo que a técnica pode te possibilitar tocar um “caminhão de notas” em qualquer altura, duração e intensidade. Não valerá de nada se você não conseguir se expressar por aquelas notas. Suas notas executadas com Técnica, mas sem musicalidade, é lastimável.

Todo iniciante violão deve levar muito a sério a questão da técnica. Óbvio! Porque é iniciante… Imagine você tentando executar algo e a mão não vai. A ideia é:

  1. Que não haja música que, com treino, você não consiga executar;
  2. Estude o que você não consegue tocar;
  3. Sempre, sempre, sempre se desafie;

 

Check List para te dar um “Norte”

Aprender a Tocar Violão

Se você chegou até essa parte do artigo, você deve estar realmente muito interessado em Aprender a Tocar Violão.

Em resumo, você deve:

1. Se você quer aprender a tocar violão pra valer pare de procurar informações aleatórias na internet;

2. Se aprender pra valer não for o seu caso, fique com o Cifra Club mesmo;

3. Ache um Professor de violão comprometido em te ensinar esses assuntos; clique e encontre seu professor de violão;

4. Estude, logo de cara, incansavelmente esses 3 assuntos que eu te disse;

Com essas dicas, tenho certeza, você vai estar quebrando tudo daqui a um tempo. Quer saber como eu sei? Porque eu fiz tudo isso!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Sobre o autor | Website

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Gostou do artigo?

Seja avisado sempre que tiver posts novos. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NO LIXO ELETRÔNICO OU NA CAIXA DE SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.