Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar Artigo Técnica Vocal

Como Aprender a Cantar com a Articulação pode Potencializar sua Técnica Vocal

Você sabe como fazer para que as pessoas se interessem pelo sua voz? Para gerar o Interesse nas pessoas, pela sua música, é importante que, ao cantar, seja possível ouvir as palavras claramente. Cantando com clareza, você contribui com o entendimento do público e seu discurso musical passa a ganhar energia, passa a ganhar vida. Existe Técnica Vocal para Cantar melhor, vou te ajudar nisso.

A voz se dá em 3 momentos: a Fonação, a Ressonância e a Articulação. O momento em que a sua música ganha vida é na Articulação. Vem comigo, agora você vai entender o que é a Articulação, os Articuladores e Como Melhorar sua Articulação para melhorar sua Técnica Vocal e saber Como Cantar Melhor.

O que é a Articulação Vocal? – Técnica Vocal

A articulação é mais um pilar da voz. Ela está diretamente ligada ao processo de formação dos sons. A voz é produzida pela prega vocal e se forma na laringe. Depois dela ressoar a articulação é o momento responsável pela Expressão Vocal, pela formação das palavras.

Não Confunda Pronúncia com Dicção

É importante que você não confunda Dicção com a Pronúncia: Enquanto a Dicção “é uma maneira estética de articular as palavras” (Perello), a Pronúncia “é considerada como a escolha dos sons da palavra e articulação como o processo de formação dos sons e das sílabas” (Bloch).

Por exemplo, podemos dizer assim: ele fala inglês, mas não tem uma boa pronúncia. Ou até mesmo, dizermos: Todos eles têm uma boa pronúncia, mas a maneira (dicção) daquele é diferente.

A articulação é a ação em conjunto dos órgãos do sistema fonador, mais especificamente dos articuladores, e eles se dividem em Articuladores Ativos e Articuladores Passivo.

2 aspectos dos Articuladores da Voz

Articuladores Ativos

O lábio inferior, a língua, o palato mole e as pregas vocais são classificadas como Articuladores Ativos, pois deslocam-se em direção aos articuladores passivos.

Articuladores Passivos

Na região superior da Mandíbula encontramos os Articuladores Passivos, são eles: dentes, lábio superior, palato duro, palato mole e úvula

 Como Melhorar a minha Articulação Vocal e Potencializar minha Técnica Vocal?

Para que você melhore a sua Técnica Vocal e saiba Como Cantar Melhor é importante que você entenda os Pontos de Articulação:

Articulação das Vogais

Segundo Segre, na emissão das vogais existe uma relação da língua e lábios:

  1. Vogal “A”: para a emissão correta desta vogal, a mandíbula deve estar relaxada, os lábios separados e a língua em repouso;
  2. Vogal “E”: para esta vogal os lábios devem estar separados, sorriso leve, língua um pouco elevada nas bordas;
  3. Vogal “I”: sorriso leve, separação parcial dos lábios, ponta da língua em contato com os dentes incisivos inferiores, dorso da língua elevado;
  4. Vogal “O”: abertura da boca em formato oval, lábios avante, parte posterior da língua elevada;
  5. Vogal “U”: lábios avante e quase fechados, dorso da língua elevado;

Segre R.

Princípios da Foniatria

Articulação das Consoantes (Fonemas Consonantais)

Observando os locais de articulação podemos separar os fonemas consonantais por categorias de articulação:

  1. Fonemas Bilabiais: quando utilizamos somente os lábios, como nas consoantes: p, b, m;
  2. Fonemas Labiodentais: quando ocorre o contato do lábio inferior com os dentes, como nas consoantes: f, v;
  3. Fonemas Linguodentais: quando a língua encosta nos dentes, como nas consoantes: t, d;
  4. Fonemas alveolares: quando ocorre o contato da língua com os alvéolos próximo ao céu da boca, como nas consoantes: s, z, l, r;
  5. Fonemas Palatais: quando aproximamos a língua do palato, como nas consoantes e fonemas: x, j, l, lh, nh;
  6. Fonemas Velares: sons produzidos perto da garganta, como: k, g, rr;

Claro que, tudo que é ensinado de Técnica Vocal, deve contar com o acompanhamento de um Professor de Canto, porém vou te dar uma Dica Master que você pode aplicar tranquilamente.

Para praticar esses pontos de articulação consonantais, de forma segura, use os trava-línguas específicos para cada fonema.

Treine-os devagar prestando bastante atenção nos pontos de Articulação e observe se você não está comentendo os erros que mencionei.

3 Erros de Articulação ao Cantar

Existem alguns erros bem comuns, quanto à articulação vocal, que acabam com todo o seu trabalho de Técnicas Vocais para Cantar. Listei apenas 3 Erros dentre os principais.

COMO A VAIDADE DO CANTOR PODE DESTRUIR SUAS TÉCNICA VOCAL PARA CANTAR

Papo de cantor. Os cantores são, no geral, os mais vaidosos de uma banda ou grupo.

Eles sempre estão em destaque, sempre vão na dianteira da banda, são eles quem agitam a galera, dão a cara para bater em apresentações e, por isso, são dotados de um senso de responsabilidade pela interação da Banda/Grupo com o público.

O problema é que, esse senso de responsabilidade, pode ser prejudicial quando o Cantor passa a querer fazer sozinho o som acontecer e acaba exagerando na perfomance.

Deste ponto de vista, um equívoco muito comum é o cantor abrir a boca mais do que o necessário nas vogais ou exagerar na Articulação das consoantes, colocando em risco todas as Técnicas Vocais para Cantar, até então, desenvolvidas.

COMO ALGO TÃO SIMPLES PODE COLOCAR TUDO A PERDER

Já tive vários alunos que não conseguiam cantar notas agudas, já tinham procurados várias pessoas e ninguém encontrava o erro.

Eles me procuraram exatamente para saber como Cantar Notas Agudas. Alguns já estavam até pensando em desistir, mas o problema deles era menor do que eles imaginavam.

Depois de muito observar, pude perceber o erro mais comum com pessoas que não conseguem cantar notas agudas e longas. Ao cantar notas agudas e longas eles obstruiam a passagem do som.

O erro estava em tentar elevar o dorso da língua ao cantar essas vogais longas e agudas. Parecia que eles queriam engolir as notas, eles obstruiam a passagem do som. Os resultados eram agudos fracos e exprimidos.

Outro erro bobo! 😉

Além do Aquecimento e Relaxamento Vocal serem importantíssimos para descentralizar o trabalho da garganta (da laringe), é necessário que haja, nesses processos, uma Conscientização Corporal.

Se você não conhece esse assunto, acesse esse o Site da Eleni Vosniadou. Tive a oportunidade de ir à um Workshop dela, ela é sensacional e super conhecedora do Assunto.

Voltando, o erro que eu sinalizo aqui, que pode colocar em risco todas as suas Técnicas Vocais para Cantar, é ficar movendo o queixo para frente ou para os lados sempre que estiver cantando.

É importante ressaltar que não estou falando das pessoas precisam de Cirurgia Ortonática para correção do posicionamento Maxilar.

Em Resumo temos:

  1. Abrir a boca mais do que o necessário nas vogais ou exagerar na Articulação das consoantes;
  2. Elevar o dorso da língua ao cantar essas vogais longas e agudas;
  3. Ficar movendo o queixo para frente ou para os lados;

Se você deseja melhorar nesses pontos, leia este texto sobre a Articulação Vocal para o cantar. Entenda a diferença entre dicção e pronúncia, aprenda o que são os Articuladores Vocais e exercícios para Potencializar sua Técnica Vocal.

E aí, você já sabia o que era articulação vocal? E Técnica Vocal, já tinha ouvido falar nesse assunto?
Deixe nos comentários suas dúvidas, críticas e sugestões! Ficarei feliz em responder cada comentário. 😉

Ah, se ainda não me segue nas outras redes sociais, tem link pra todas elas aqui em baixo depois da descrição do autor. Lá sempre posto conteúdos interessantes e diferentes dos que apresento aqui.

Espero que tenha gostado, um abraço e até  a próxima!

 

Leia Também

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: