Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender a Cantar Artigo

3 Erros que invalidam suas Técnicas Vocais para Cantar Melhor

Existem alguns erros bem comuns, quanto à articulação vocal, que acabam com todo o seu trabalho de Técnicas Vocais para Cantar. Listei apenas 3 Erros dentre os principais.

COMO A VAIDADE DO CANTOR PODE DESTRUIR SUAS TÉCNICAS VOCAIS PARA CANTAR

Como a Vaidade do Cantor Pode Destruir suas Técnicas Vocais para Cantar

Papo de cantor. Os cantores são, no geral, os mais vaidosos de uma banda ou grupo.

Eles sempre estão em destaque, sempre vão na dianteira da banda, são eles quem agitam a galera, dão a cara para bater em apresentações e, por isso, são dotados de um senso de responsabilidade pela interação da Banda/Grupo com o público.

O problema é que, esse senso de responsabilidade, pode ser prejudicial quando o Cantor passa a querer fazer sozinho o som acontecer e acaba exagerando na perfomance.

Deste ponto de vista, um equívoco muito comum é o cantor abrir a boca mais do que o necessário nas vogais ou exagerar na Articulação das consoantes, colocando em risco todas as Técnicas Vocais para Cantar, até então, desenvolvidas.

COMO ALGO TÃO SIMPLES PODE COLOCAR TUDO A PERDER

Como Algo tão Simples pode colocar Tudo a Perder

Já tive vários alunos que não conseguiam cantar notas agudas, já tinham procurados várias pessoas e ninguém encontrava o erro.

Eles me procuraram exatamente para saber como Cantar Notas Agudas. Alguns já estavam até pensando em desistir, mas o problema deles era menor do que eles imaginavam.

Depois de muito observar, pude perceber o erro mais comum com pessoas que não conseguem cantar notas agudas e longas. Ao cantar notas agudas e longas eles obstruiam a passagem do som.

O erro estava em tentar elevar o dorso da língua ao cantar essas vogais longas e agudas. Parecia que eles queriam engolir as notas, eles obstruiam a passagem do som. Os resultados eram agudos fracos e exprimidos.

Outro erro bobo! 😉

Corrija Esse Erro

Além do Aquecimento e Relaxamento Vocal serem importantíssimos para descentralizar o trabalho da garganta (da laringe), é necessário que haja, nesses processos, uma Conscientização Corporal.

Se você não conhece esse assunto, acesse esse o Site da Eleni Vosniadou. Tive a oportunidade de ir à um Workshop dela, ela é sensacional e super conhecedora do Assunto.

Voltando, o erro que eu sinalizo aqui, que pode colocar em risco todas as suas Técnicas Vocais para Cantar, é ficar movendo o queixo para frente ou para os lados sempre que estiver cantando.

É importante ressaltar que não estou falando das pessoas precisam de Cirurgia Ortonática para correção do posicionamento Maxilar.

Em Resumo temos:

  1. Abrir a boca mais do que o necessário nas vogais ou exagerar na Articulação das consoantes;
  2. Elevar o dorso da língua ao cantar essas vogais longas e agudas;
  3. Ficar movendo o queixo para frente ou para os lados;

Se você deseja melhorar nesses pontos, leia este texto sobre a Articulação Vocal para o cantar. Entenda a diferença entre dicção e pronúncia, aprenda o que são os Articuladores Vocais e exercícios para Potencializar sua Técnica Vocal.

 

Leia Também

Como Afinar a Voz – Como Aprender a Cantar Afinado

3 Erros bobos que se opõem às suas Técnicas Vocais para Cantar

Uma Técnica Vocal simples que não te ensinaram

Como Cantar com o Diafragma – Como Respirar com o Diafragma – Técnica Vocal

Como Cantar bem – 3 Segredos para Cantar

Como Aprender a Cantar – 3 Técnicas para Cantar Bem

Como Aprender a Cantar – 3 Dicas Essenciais

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: