Fique Atualizado

Receba nosso Ebook e fique a par dos Novos Posts EM BREVE

Aprender Violão Artigo

3 Coisas que te impedem de Aprender a Tocar Violão – A Conspiração das Escolas de Música Pt 1

Boom! Assunto que vai dar pano pra manga! Estou dando início a série de artigos sobre a Conspiração das Escolas de Músicas. Neste primeiro texto, vou falar o que vem a ser essa Conspiração e vou falar do primeiro vilão dessa conspiração. Você vai entender Porque Você Não Consegue Aprender a Tocar Violão.

Segundo o G1, em 2016, a Indústria Musical cresceu 5,9 %, com volume de negócios de 15,7 Bilhões.

A questão que eu levanto é: como está a qualidade dessa Indústria? Qual a qualidade da Música que está sendo feita? Não estou colocando em questão a diferença entre estilos. Porém, enquanto de um lado tem uma galera que quer aprender a cantar bem, quer aprender a tocar violão pra valer, tá comprometida e etc; por outro lado, tem uma galera totalmente “manobrada” por um “grande mercado”. Reality Shows, grandes artistas, programas de televisão, quantidades de acessos são todos fatores desse “grande mercado”.

Existe sim uma Conspiração dentro das Escolas de Música e existem basicamente 3 vilões. Começo falando do primeiro, os Alunos. Entenda Agora 3 Motivos porque você não consegue Aprender a Tocar Violão.

A música é a arte de se expressar. Para se expressar da melhor forma possível, deve haver naturalidade. Quero dizer: para tocar violão de vez, definitivamente, você deve ter naturalidade assim como quando você anda, fala, come. Para te ajudar, agora mesmo, você vai ler alguns motivos que nos fazem sermos os vilões do nosso aprendizado e nos afastam dessa naturalidade e consequentemente do sucesso, na nossa incrível aventura de Aprender a Tocar Violão.

Nem sempre a culpa é sua! – Métodos e Bloqueios!

Métodos e Bloqueios

Ensinando alguns alunos a tocar violão, percebi que o cérebro deles estava condicionado a pensar de determinada forma que bloqueava seus aprendizados. Talvez porque eles já estivessem agravados por outras Metodologias ou ou por influência do Mercado Fonográfico, enfim.

Entendo que é difícil ter autoconhecimento, consciência de que: Preciso fazer isso, desse jeito, parará, parará. Mas eu também já tive essas dificuldades e consegui dominá-las, você também consegue. Como? Curtindo cada etapa do processo de aprendizagem. A cada nota, cada escala, cada acorde você precisa buscar caprichosamente a melhor execução, além de interiorizar a sonoridade.

Música é papo de gente cabeça, é papo de gênio! Ao aprender a tocar violão ou qualquer outro instrumento, você desenvolve consciência corporal, você desenvolve cognição, você desenvolve seu equilíbrio emocional.

Você pode entender todos os mecanismos da música de uma só vez, mas para Aprender a Tocar Violão de verdade é necessário saber aplicar estes mesmos mecanismos. E isso leva Tempo.

Vou aprender a Tocar Violão em quanto TEMPO? – Imediatismo

Meu amigo, minha amiga, você vai levar a vida toda e nunca vai aprender tudo!

Vou aprender a Tocar em quanto tempo? Imediatismo!

Pense você: quantas atividades do dia a dia fazemos sem pensar (institivamente/organicamente). Levantamos da cama, escovamos os dentes, comemos, estamos sempre respirando. Todas estas e mais infinitas ações, sem esforço mental, são executadas todos os dias. Isso porque tudo na natureza age em prol de economizar energia.

Levamos anos para aprender a andar, falar, escrever, ler; Porque Raios Você acha que vai aprender a tocar violão em 3 meses? Se tem gente estudando a vida inteira para aprender a tocar violão, é óbvio que você não vai aprender em 3 meses.

Estimo que o tempo mínimo para começar a “tirar som” são 6 meses com muito treino. Nesse período, você vai ganhar maior Controle dos Dedos (Técnica) e ter um primeiro contato com o Material Musical (Escalas, Acordes, etc). E tudo isso é só o começo, até você aprender pra valer leva tempo. Dá uma olhada neste artigo que eu mostro os assuntos que você precisa dominar para tocar violão pra valer.

Não seja infantil – Aceite seu estágio presente

Hoje você não toca violão ou toca violão muito mal. Sabe que deve treinar bastante para alcançar o seu objetivo no futuro, que é Aprender a tocar Violão pra valer, mas esquece o trabalho e já vai no resultado. Você compara seu processo de apredizagem com os resultados que vê na televisão, internet; mas não sabe o quanto o cara que está lá ralou.

Um motivo forte por que você não consegue aprender a tocar violão é a falta de foco. Vejo muitos alunos que, por vezes, colocarem a culpa da falta de foco nas distrações. De fato, existem muitas distrações. Mas o principal motivo da falta de foco é a Ansiedade. A ansiedade faz você focar no futuro. Você precisa focar no presente. Resolver o seu problema hoje.

Uma forma de ativar a concentração é aceitar o presente e tentar curtir o processo de aprendizagem. Não olhe somente o resultado, aceite seu estágio presente e vença obstáculo por obstáculo. Se você está aprender a Tocar Violão, curta esse processo. Você vai desenvolver melhor sua técnica e sua musicalidade. Com o tempo, tocar irá se tornar um hábito; vai ser como falar, andar, escrever. Portanto, você terá alcançado o objetivo principal da música que é se expressar através do seu instrumento.

Em resumo, os alunos são os primeiros vilões que unem esses três pontos e culminando, envenenando, adulterando e alterando o ensino e o aprendizado da música que realmente deveríamos ter; simplesmente para satisfazerem os próprios desejos e fugir dos grandes desafios que os fariam alçar vôos mais altos. Um ensino e um aprendizado comprometido com o desenvolvimento musical.

Vamos mudar esse posicionamento, dando lugar ao desenvolvimento da nossa música!

Cantor e Guitarrista, Formado pela EMESP Tom Jobim em Canto e Jazz Guitar. Conheça mais Sobre Mim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: